Desemprego atinge mais de meio milhão de gaúchos

Sem título

Reportagem do jornal Zero Hora traz dados muito ruins para o RS. Com avanço do desemprego em todo o país, atingimos, aqui, 8,7% de desempregados. É a maior da região sul. São 530 mil pessoas em busca de trabalho. Segundo o jornal, é como se toda a população de Santa Maria e de Novo Hamburgo estivessem sem emprego. Outro dado que assusta, é a comparação com o primeiro trimestre deste ano. De lá pra cá, mais 75 mil pessoas perderam o emprego no Rio Grande do Sul. Já com relação ao período de abril a junho de 2015, o aumento foi de 180 mil desempregados.

Volto, então, à campanha de 2014, quando falávamos nisso: no desemprego. Negavam. Me chamavam de pessimista. Minha experiência, porém, me mostrava que estava certo. E que o alerta era urgente. Mas não é tempo de olharmos para o passado. É tempo de mudarmos o futuro. Entre as propostas de nossa campanha está a geração de emprego e renda de forma planejada. Porto Alegre precisa voltar a crescer e gerar emprego. Um País forte depende de municípios fortes.

A crise vai passar? Vai. Os empregos serão gerados? Sim. Mas não num curto prazo de tempo. Acredito que a partir de 2017 as coisas devem começar – devagar – a melhorar. Desde que haja, claro, planejamento.

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien