Desenvolvimento econômico, social e sustentável para Porto Alegre

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O modelo de desenvolvimento econômico, social e sustentável que Porto Alegre deve adotar é o desenvolvimento “integrado”: um modelo de desenvolvimento que leva em conta a necessidade de articulação entre todos os atores que interagem no âmbito local, como também a necessidade de articulação entre os diversos fatores que interferem no desenvolvimento (fatores econômicos, sociais, culturais, político – institucionais, físico – territoriais , científico – tecnológicos). A questão de participação dos agentes sócio-econômicos (comunidade local, poder público, organizações da sociedade civil pertinentes e empresas) é fundamental.

O eixo industrial de Porto Alegre, ao longo de algumas décadas, migrou para região metropolitana. Com isso a capital tornou-se altamente concentrada no setor de  serviços. Ao longo do tempo, os municípios vizinhos como Canoas, Gravataí e Cachoeirinha e outros, com o avanço do processo industrial, passaram a criar suas próprias alternativas de serviços, o que levou a diminuição da dependência de alguns serviços providos por Porto Alegre. Esse é um movimento tão forte no país que municípios/capitais, ao notarem a perda deste potencial, buscaram alternativas em outras área complementares, tais como pequenos arranjos produtivos, maior interação dos pequenos empreendedores com as iniciativas locais de desenvolvimento, criação de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas de tecnologia dos mais variados setores.

Para isso, buscaram identificar suas potencialidades, trabalhando o conjunto de instrumentos que propiciam uma melhor compreensão do que fazer e como fazer. Começaram a apresentar-se, no cenário nacional e internacional, não mais como coadjuvante do Estado indutor do desenvolvimento local, mas como os protagonistas  do desenvolvimento, demonstrando seus planos coerentes e concisos para atração dos investimentos. O mais importante foi definir o plano estratégico e executar o plano estratégico, seja na forma de um agente publico ou de um agente misto, mas sempre com a certeza de concretizar o planejado.

Utilizam como objetivos básicos:
Promoção Comercial

Criar / manter o portal do investidor na web como ferramenta de captação e informação para investidores

Identificar as oportunidades de investimentos

Executar campanhas comerciais e promocionais setoriais

Facilitação

Acompanhar as etapas de concretização e implementação dos negócios

Auxiliar o relacionamento institucional com autoridades e administração pública Identificar assessorias às empresas: financeira, jurídica, imobiliária, etc.

Inteligência de Negócios

Consolidar informações relevantes nos setores estratégicos Desenvolver diagnósticos setoriais customizados

Ambiente de Negócios

Indicar aprimoramentos sugeridos pelos investidores

Engajar empresas locais para apoiar as atividades de atração de negócios

 

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