CTG que vai sediar casamento gay é incendiado em Santana do Livramento

Que absurdo. Até quando conviveremos com a intolerância? Toda forma de preconceito deve ser punida com rigor. E, mais do que nunca, precisamos investir em educação. 

Confiram matéria da Zero Hora.

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto foi atingido por um incêndio na madrugada desta quinta-feira em Santana do Livramento. O fogo atingiu o palco do espaço, exatamente o local que vai receber um casamento gay e de outros 28 casais heterossexuais no sábado.

Uma moradora conta ter visto quatro homens — um negro de chapéu e outros três brancos — em um Gol branco em um bar próximo do CTG, cerca de 400 metros da agremiação. Os homens teriam esperado o patrão do CTG, Gilbert Gisler, o Xepa, sair do local. Após a saída do patrão, que mora ao lado do CTG, os homens teriam ido até o local com garrafas pet contendo uma mistura que acredita-se ser coquetel molotov. Eles saíram do bar rindo e em seguida começou o fogo.

Um outro morador também viu o fogo. Ele conta ter visto um carro parado com os faróis acesos no alto do morro um pouco acima do CTG. Os faróis teriam se apagado e, em seguida, iniciado o fogo, visto primeiramente na altura do telhado.

Os homens teriam atirado as garrafas por trás do CTG. O incêndio atingiu o palco do espaço, o que reforça as suspeitas de que o fogo foi provocado. Aparentemente, o incêndio não danificou a estrutura do galpão. Segundo Loner Baron, que fez a instalação elétrica no CTG, os danos foram leves.

Pouco depois das 2h, o patrão do CTG entrou no local e encontrou a bandeira da agremiação intacta (foto abaixo). Ela foi colocada em cima de uma roda de carreta na frente do galpão. A bandeira tem a figura de uma ferradura e um quero-quero, que é o chamado Sentinela do Planalto.

O patrão não quis dar entrevista, mas pediu, abalado e consolando pessoas chocadas com o incêndio, ajuda para reconstruir o CTG. Pessoas que trabalharam na decoração, limpeza e com os enfeites no CTG eram as mais abaladas com o incêndio.

Até por volta das 2h30min, os bombeiros fizeram o rescaldo do incêndio, ainda com fumaça saindo do CTG. Além dos bombeiros, equipes da Polícia Civil, perícia e do 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar estiveram no local.

Solange Ramires, 24 anos, e Sabriny Benites, 26 anos formam o primeiro par de lésbicas do país a se casar dentro de um centro de tradições gaúchas (CTG). As duas irão se somar a mais 28 casais heterossexuais que trocarão alianças na cerimônia marcada para sábado. O evento tem repercussão internacional, a se julgar pelo interesse demonstrado por jornalistas de outros países. Estão convidadas autoridades do governo do Estado, do Poder Judiciário e do Ministério Público.

 

Para Solange e Sabriny, é a oportunidade de formalizar uma paixão iniciada há cinco anos. Com o documento de casadas, pretendem contrair um empréstimo para comprar a casa própria.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/09/ctg-que-vai-sediar-casamento-gay-e-incendiado-em-santana-do-livramento-4595805.html

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien