Por mais moblidade!

Engarrafamento-transito
Um dos problemas mais comuns às capitais brasileiras é o caos no trânsito. Em Porto Alegre, isso se confirma com a pesquisa do Instituto Methodus, que aponta que 82% dos porto-alegrenses acham o trânsito da capital ruim ou péssimo. Ainda segundo a pesquisa, 30,8% dos entrevistados não cogitam usar o transporte público.

Hoje, cerca de 1 milhão de passageiros enfrentam, diariamente, um serviço ineficaz na capital gaúcha. Por isso, milhares de moradores optam por usar carros particulares. A escolha é reflexo de diversos fatores como a falta de qualidade, a tarifa alta, as linhas e os horários insuficientes e a superlotação dos ônibus. Parte desses problemas se deve à inexistência de uma licitação para o setor até pouco tempo atrás. Sem licitação, as empresas de ônibus descumprem as regras e chegam a fazer transações irregulares, como a troca de controle acionário.

Para mudar o caos no trânsito e enfrentar os problemas de mobilidade urbana, é preciso investir na qualidade do transporte público, na integração dos modais e na fiscalização. Hoje, a capital gaúcha está com um processo licitatório aberto e em fase de apresentação de propostas. Mudanças, porém, apenas a partir da assinatura dos contratos, em fevereiro ou março de 2015. Ou seja, teremos que enfrentar muitos engarrafamentos, muitos ônibus lotados, muito caos no caminho de casa para o trabalho e do trabalho para nossas casas…

 

 

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien