Os 50 anos do golpe e a ditadura no Brasil

ditadura

A semana que inicia hoje será marcada por um tema: os 50 anos do golpe que levou o Brasil a viver um dos mais terríveis período de sua história. Há 50 anos o presidente Jango foi tirado do poder por um golpe que marcou nossa história e deixa algo muito importante e que precisamos lembrar todos os dias: a importância da liberdade.

 

A história vista de longe, com o décadas passadas, é mais clara. Hoje, ninguém defende o que foi feito. Melhor, alguns defendem. Me parecem poucos. Mas em alguns momentos, parecem ter força. Contra esse pensamento que luto a cada dia. Ninguém jamais poderá defender uma ditatura e suas consequências. Cercear o livre pensamento e a liberdade de expressão não nos leva à nada, a não ser ao fundo do poço. Precisamos valorizar o que temos de melhor e fazer valer nosso direito à voz.

Fico triste e revoltado quando vejo jovens bradando: no tempo da ditadura é que era bom! O que sabem esses jovens sobre a tortura, a morte, a violação de direitos fundamentais? Como achar que é certo tomar o poder e usar a força de forma arbitrária e voraz? Não! Nunca mais queremos passar por isso.

Nosso papel, nesse sentido, especialmente nesses dias, é lutar pela nossa democracia, pelo que ela representa, pelo papel que podemos e devemos ter em seu fortalecimento.

Deixo com vocês um especial do G1, que mostra um pouco dessa tragédia que o Brasil viveu. Ao contar essa história e relembrar seus personagens principais, quero que cada um de nós repense nossa história. O que estamos fazendo para termos um país melhor? O que temos feito para que a luta pela democracia tenha valido a pena? O que temos dito para fazer valer nosso direito à liberdade de expressão?

Precisamos caminhar rumo ao desenvolvimento, à igualdade, ao fortalecimento da democracia. Não podemos calar diante daqueles que defendem o indefensável. Precisamos combater a intolerância em suas diversas formas de manifestação. Sejamos hoje, amanhã e nos próximos séculos, a voz daqueles que perderam a vida na ditadura militar. Sejamos o seu legado de luta por um Brasil livre! Façamos nossa parte em busca da verdade, da democracia verdadeira. Ditadura nunca mais!

Uma ótima semana a todos! Vamo que vamo!

http://g1.globo.com/politica/50-anos-do-golpe-militar/linha-do-tempo-33-dias-do-golpe/platb/

 

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien