Vai ter Copa em Porto Alegre?

16307065
(Foto: Zero Hora)

Grenalizaram a Copa do Mundo em Porto Alegre, assim com o grenalizam todas as coisas em nosso Rio Grande do Sul. Dessa vez, porém, o risco é grande e pode deixar nossa imagem arranhada diante do mundo. Não faz muito tempo, escrevi por aqui sobre isso. E hoje volto ao tema, porque se decide, na Assembleia Legislativa, a questão das Estruturas Temporárias. Exigência da Fifa, compromisso assumido pelo Internacional em contrato, as Estruturas Temporária são o problema que podem impedir a realização dos jogos da Copa em Porto Alegre. A menos de 80 dias da Copa, corremos o risco de não termos nenhum jogo na capital gaúcha…

O triste disso, além da falta de preparação, de planejamento, de compromisso, de respeitar contratos, é a grenalização barata. Não se trata de Arena ou Beira-Rio. Trata-se de Rio Grande do Sul, de Brasil. Muitos de nós apontou o dedo para Curitiba, que correu sério risco de perder a Copa há algumas semanas. Fizemos pior por aqui. Não quero culpar o Inter ou a Fifa. O contrato assinado basta para vermos quem está errado, quem rompeu o que havia assumido. Venho da gestão privada. Sei que um contrato precisa ser cumprido na íntegra. Sei que se assumo algo, preciso cumprir. Mas a questão não é apenas o Inter não cumprir seu papel, sua palavra empenhada. Aqui é tudo um pouco maior. A vergonha mundial de perdermos a Copa seria avassaladora para nossa imagem.

O projeto que será vota hoje à tarde – aliás em cima da hora de novo – prevê a concessão de incentivo fiscal de até R$ 25 milhões a empresas que bancarem as Estruturas Temporárias. Aposto na aprovação. Mas com muito debate. Afinal, quem não quer aparecer? O Ministério Público tem se mostrado favorável à aprovação do projeto, afinal (e talvez somente por isso), é o último recurso para que o Mundial ocorra na cidade.

Ainda espero que a política seja aquela pensada para as pessoas, não para as câmeras. Que seja aquela que pensa em soluções e não em apontar erros. O Rio Grande do Sul e o Brasil merecem grandes eventos sem risco, sem superfaturamento, sem prazos perdidos, sem obras inacabadas.

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien