Economia gaúcha cresceu menos do que o País e o mundo na última década

Captura de Tela 2014-03-17 às 07.50.09
Foto: Agência RBS

A economia do Rio Grande do Sul cresceu, em média, 3% nos últimos dez anos. Enquanto isso, o PIB do Brasil avançou 3,7% e o do mundo, 3,8%. O levantamento foi feito pela Fecomércio-RS.

O que o se destaca no Rio Grande do Sul frente ao Brasil é a agropecuária que, na maior parte do tempo, consegue registrar percentuais muito mais altos. Como o Estado tem maior participação do campo no cálculo do PIB do que o Brasil, o impacto é maior aqui. O problema é que a agropecuária tem um comportamento muito volátil, o que faz com que o PIB gaúcho fique oscilando em resultados muito negativos em tempos de estiagem e resultados “matematicamente muito positivos” nos anos de safra subsequentes.

Os demais setores tiveram comportamento diferente. Tanto a indústria quando o setor de serviços tiveram crescimentos superiores no Brasil do que no Rio Grande do Sul.

Média dos 10 anos:

Agropecuária:
RS +4,6%
Brasil +3%

Indústria:
RS +1,3%
Brasil +2,8%

Serviços:
RS +3,4%
Brasil +3,8%

Na última semana, foi divulgado o desempenho do ano passado, quando a economia gaúcha cresceu 5,8%. O número deveu-se principalmente ao bom desempenho da agropecuária e também à base fraca do ano anterior, quando havia recuado 1,4%.

Exatamente por depender muito do campo, o PIB do Rio Grande do Sul mostra variações muito extremas ao longo dos anos, ao sabor do clima e da boa vonade de São Pedro. Por isso, o Destaque Econômico optou por analisar um período mais longo, no caso, uma década.

Fonte: Blog Acerto de Contas

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien