241 de anos de Porto Alegre: um misto de celebrações e desafios

Lendo sobre o aniversário de Porto Alegre durante toda a semana, acompanhando a programação festiva do aniversário da nossa capital e lendo as notícias sobre a cidade, reforcei uma ideia que tenho há anos: da mesma forma como avançamos muito e temos, portanto, bons motivos para celebrarmos, ainda temos grandes desafios.

Os desafios, por certo, são marcas de toda cidade. Impossível vivermos em um local onde não haja algo a ser superado. Mas estamos longe do ideal, infelizmente. Uma cidade que tem mais de 40 mil pessoas vivendo na pobreza extrema e nada faz para mudar isso não pode celebrar. Um município onde quase 65% da população se sente insegura e cujos índices de homicídios crescem de forma significativa, não pode celebrar. Uma Porto Alegre que nega acesso à saúde e à educação a seus cidadãos não pode celebrar. E o que mais sinto nesse sentido, é ver que as iniciativas do poder público não são voltadas a mudar esse cenário.

Porto Alegre não é só isso, não é só problema. Teremos, em 2014, a Copa do Mundo e isso nos permite viver um período de grandes investimentos. Isso, sim, deve ser celebrado. Teremos voo direto para Miami, assim como já temos para Lisboa. Ou seja, estamos nos recolocando nas principais rotas turísticas, com ligação direta com EUA, América Latina e Europa.

Onde queremos chegar? Que cidade queremos ser? Qual nosso planejamento para o futuro de médio e longo prazo? Quais mudanças estruturantes estamos realizando? Que visão de desenvolvimento temos?

As perguntas são infinitas. As respostas ainda insuficientes. Se quisermos ser uma cidade boa para seus cidadãos, boa aqueles que realmente fazem Porto Alegre acontecer, é preciso mudar. Mudar o olhar, romper paradigmas, trocar de rumo, acertar o passo. Meu desejo, então, nesse 241 anos, é que Porto Alegre se reencontre, que valorize seus cidadãos garantindo-lhes o que é de direito, e buscando avançar com a perspectiva de ser e melhor cidade desse país?

Por Nelson Naibert

Leave a reply

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien